"Os 20 anos Toys ‘R’ Us em Portugal estão a ser
celebrados com uma campanha de 20% de desconto, num catálogo de produtos
que está disponível desde 23 de Maio e até 5 de Junho.
Toys ‘R’ Us está a comemorar 20 anos em Portugal e tem preparadas para
celebrar este aniversário algumas acções. Uma dessas iniciativas é uma
parceria com a Fundação do Gil, numa acção de responsabilidade social, e
onde durante cerca de duas semanas (entre 23 de Maio e 5 de Junho), em
todas as caixas das lojas Toys ‘R’ us estão disponíveis vales de
contribuição (1€ e 3€) cujo valor reverterá totalmente a favor da
Fundação do Gil. No final destas semanas, dia 17 de Junho, a Toys ‘R’ us
vai organizar a Festa 20 Anos Toys ‘R’ Us. Nesta festa, que decorrerá,
na loja da marca no Colombo (e vai contar com a presença da Presidente
da Fundação do Gil, Margarida Pinto Correia) serão entregues brinquedos
às 20 crianças residentes da Casa do Gil e será entregue o valor obtido
pelos vales de contribuição à Fundação do Gil.
Os 20 anos Toys ‘R’ Us em Portugal estão
a ser celebrados com uma campanha de 20% de desconto, num catálogo de
produtos que está disponível desde 23 de Maio e até 5 de Junho. O
aniversário conta também com uma campanha publicitária. De 23 a 31 de
Maio, as rádios Comercial, M80 e RFM estão a passar spots publicitários
de 20 e 15 segundos com a celebração dos 20 anos da marca em Portugal e
referência às promoções de 20% em todas as lojas Toys ‘R’ us. O Canal
Panda está a transmitir, até 31 de Maio, um spot publicitário sobre os
20 anos Toys ‘R’ us e os meios digitais estão a ser utilizados
nomeadamente através de banners numa acção que vai decorrer até 3 de
Junho.
Ao fim de 20 anos, a Toys ‘R’ Us conta
com 9 lojas em Portugal (Colombo, Telheiras, Almada, Cascais, Freeport,
Aveiro, Gaia, Braga e Matosinhos) e com entre 250 e 400 colaboradores
(dependendo da altura do ano). Em 1993 abriram as duas primeiras lojas,
em Telheiras e Gaia. No ano seguinte viria a abrir a loja de Cascais.
Paulo Sousa Marques, director para Portugal da Toys ‘R’ us, faz um
balanço dos 20 anos da marca no mercado nacional.
- Ao fim de 20 anos, quais as principais diferenças que existem no mercado de brinquedos?
A mudança mais sensível prende-se com a
inclusão de dispositivos electrónicos numa grande quantidade de
brinquedos. As bonecas de hoje, por exemplo, são mais interactivas para
com as crianças do que há 20 anos.
- E os clientes, de que forma mudaram?
A natalidade em Portugal tem descido de forma vertiginosa e preocupante. E essa é a mudança mais assinalável.
- Ao longo destes anos foram nascendo novas marcas neste mercado. Como vêem a chegada destes players?
Têm nascido e têm também fechado. O
mercado do brinquedo é muito difícil de gerir, daí que não haja um
grande concorrente mundial da Toys.
- As grandes cadeias de
hipermercados têm vindo, ao longo dos anos, a alargar o espaço dedicado a
brinquedos, especialmente em épocas festivas. Como têm visto esta
evolução?
Concorrência saudável. Ninguém nos tira o
mérito de termos provocado uma verdadeira revolução no mercado do
brinquedo em Portugal. É apenas normal que a concorrência nos tente
acompanhar.
- E de que forma responde a
Toys’R'Us às fortes iniciativas promocionais dos hipermercados (como os
descontos em cartão ou em talão)?
Temos reagido da mesma forma, efectuando regularmente campanhas de desconto especiais.
- Quais os brinquedos que eram mais procurados há 20 anos e quais os que são mais procurados agora?
Os brinquedos actuais incorporam mais
tecnologia que os de há 20 anos mas ainda assim, as grandes categorias
como Bonecas, Carrinhos, Jogos de mesa, etc. continuam a ser as
preferidas
- Até ao final do ano está prevista a abertura de novas lojas? Onde?
Estamos a negociar duas lojas. Uma nova e
uma mudança de localização. Ainda não sabemos se conseguiremos ter
sucesso nessas negociações.
- De que forma está a ser assinalado o aniversário da marca?
Vamos sobretudo celebrar com os nossos
clientes porque são a verdadeira razão do nosso sucesso. Para eles
desenhámos uma campanha de 20% de desconto em todos os brinquedos
juntando a isso uma série de actividades em loja com Animações,
Máscaras, etc. Mas não esquecemos os mais desfavorecidos e por isso
estabelecemos um acordo com a Fundação do Gil para que as crianças mais
carenciadas também possam ser parte desta festa.
Como o tempo passa! Parece que ainda foi a semana passada que vi nascer a primeira Toys'R' Us em Portugal, no Carrefour de Telheiras e ficar completamente maravilhado com aquilo. Olhando agora e ver que já se passaram 20 anos desde a altura que me maravilhava com os Legos e os Power Rangers, naquela loja que na altura, me parecia ter quilómetros e quilómetros.
É de louvar esta e qualquer outro tipo de campanha de Marketing Social que se destine a ajudar crianças e a levar-lhes algo que é completamente fundamental para o seu crescimento e sem os quais nenhuma criança no mundo devia passar sem, os brinquedos.
À semelhança da "Missão Sorriso" da Leopoldina, cada consumidor poderá ajudar as crianças através de vales com valores a rondar os 1 a 3 euros. A Toys'R'us beneficia assim também de uma nova motivação por parte dos consumidores para fazerem uma compra na sua superfície comercial e ainda poderem estar a ajudar os mais necessitados.
Apesar de achar que é de louvar este tipo de campanhas, fico sempre com a sensação que "sabe a pouco". Penso que ajudar as crianças nunca é demais e este tipo de campanhas deviam estar disponíveis todo o ano e deviam ter uma maior projecção por parte da Toys'R'us e também por parte dos Media. Penso ainda que deveria prolongar-se por mais tempo.
Uma nota ainda para a Fundação do Gil, que incansavelmente se dedica a que as crianças possam ter tudo o que qualquer criança tem direito e se associa a estas e outras campanhas de Solidariedade Social.
É de louvar esta e qualquer outro tipo de campanha de Marketing Social que se destine a ajudar crianças e a levar-lhes algo que é completamente fundamental para o seu crescimento e sem os quais nenhuma criança no mundo devia passar sem, os brinquedos.
À semelhança da "Missão Sorriso" da Leopoldina, cada consumidor poderá ajudar as crianças através de vales com valores a rondar os 1 a 3 euros. A Toys'R'us beneficia assim também de uma nova motivação por parte dos consumidores para fazerem uma compra na sua superfície comercial e ainda poderem estar a ajudar os mais necessitados.
Apesar de achar que é de louvar este tipo de campanhas, fico sempre com a sensação que "sabe a pouco". Penso que ajudar as crianças nunca é demais e este tipo de campanhas deviam estar disponíveis todo o ano e deviam ter uma maior projecção por parte da Toys'R'us e também por parte dos Media. Penso ainda que deveria prolongar-se por mais tempo.
Uma nota ainda para a Fundação do Gil, que incansavelmente se dedica a que as crianças possam ter tudo o que qualquer criança tem direito e se associa a estas e outras campanhas de Solidariedade Social.
Sem comentários:
Enviar um comentário